top of page

Decisão Importante: Direito do Consumidor x Bancos.

Hoje alcançamos um importante precedente no TJ/SP que garante a segurança das operações bancárias para os consumidores nos casos de fraude.

A decisão unânime da 10ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento de recurso de apelação contra o Banco Itaú, garantiu que a segurança do cliente, vítima de fraude, é uma responsabilidade dos Bancos e não pode ser transferida ao consumidor.

Por força do CDC, da súmula 479 do STJ e pela regra contratual estabelecida unilateralmente pelo Banco Itaú, no “Contrato de Cartão de Crédito” – frise-se, um contrato de adesão, em relação ao qual o cliente não pode alterar nenhuma cláusula –, o consumidor não deve arcar com os valores não reconhecidos em sua fatura quando for vítima de fraude, pois o sistema do Banco deve identificar as operações fora do padrão de uso do cliente, assim como as compras realizadas em determinados locais e horários considerados de risco. A decisão ainda é passível de recurso. (Recurso nº1123418-56.2017.8.26.0100 - julgamento com votação unânime em 29/01/2019. Advogados: Laurady Figueiredo e Bruno Henrique Fazia.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advocacia para o bem

Refletindo sobre as múltiplas facetas e possibilidades de atuação do advogado concluí, certamente por conta da maturidade profissional e pessoal, que o cliente espera muito mais do que um processo, qu

Formação de jurisprudência sobre proteção de dados

Na última semana o Tribunal de Justiça de São Paulo majorou para R$ 500.000,00 a indenização por dano moral coletivo, contra a Via Quatro – Concessionária do Metrô da Linha Amarela de São Paulo -, em

bottom of page